Admin
| Assunto: 044 - Kappa Qui 10 Out 2013, 9:25 pm | |
| [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]_ Kappa , Gataro ou ainda Kawako (que significa “filho do rio”) é o nome de um youkai (demônio) aquático do folclore japonês. Ele pode ser tanto benéfico quanto maléfico e os japoneses acreditam que há algumas maneiras de se proteger contra um kappa maldoso. O KAPPA é uma criatura mística que vive em rios, lagoas e lagos. Dependendo da região, ele pode ser maléfico ou benéfico. A ele é atribuído à maioria dos afogamentos de mulheres e crianças. Porém, em algumas regiões, ele também pode ser grato aos que salvam a vida delas. Em Tsugaru, na província de Aomori, eles são cultuados e considerados Kami (deuses) das águas. Antigamente chamados Mizuchi.
_ Essa criatura tem o tamanho de uma criança, e a altura varia de 60 cm até um metro, dependendo da região. Sua descrição mais comum é de uma criatura com cabelos, corpo escamoso, costa de tartaruga, membranas nos pés e nas mãos, cor verde e amarela, e cabeça que lembra a de um macaco. Tem uma descrição do Kappa que lhe agregam um bico semelhante a uma ave, mas em todas sempre o relatam como tendo no alto da cabeça, um estranho orifício contendo um misterioso líquido, que dizem ser a fonte de todo seu poder.
_ Um dos maiores prazer do Kappa é desafiar os seres humanos para um confronto, e o desafortunado que receber tal convite, não pode recusar-se a atendê-lo, pois a morte é certa. Embora seja o Kappa temível e briguento, é também extremamente educado, e sabendo tirar proveito dessa qualidade oportuna, poderá ter uma chance de escapar da morte, ao ser desafiado por ele.
_ O Kappa tem os gostos como o de um vampiro, ataca as pessoas quando se banham em lagos ou rios, sugando-lhes o sangue. Diz a lenda em algumas regiões do Japão, que ele faz duas vítimas por ano.
_ Nas cidades da província de Shimane, os aldeões se referem ao Kappa como Kawako “A criança do Rio”. Existe um pequeno vilarejo na cidade de Matsue, onde às margens de um rio, foi erguido um pequeno templo conhecido como Kawako-no-miya, “Templo do Kawako”, que dizem conter um documento assinado pelo próprio Kappa.
_ Em tempo idos, um Kawako (Kappa) que morava no rio de um vilarejo próximo a cidade de Matsue, adquirira o mau hábito de matar muitos habitantes das vizinhanças, e seus animais domésticos. Em certa ocasião, um cavalo foi até o rio beber água, e o Kawako, tentando capturá-lo, avançou rapidamente para abocanhar seu dorso, devido a estatura do cavalo ser bem maior ao do Kawako, este acabou quebrando o pescoço, mas apesar da dor que sentia, recusou-se a soltar o animal. O cavalo ficou apavorado e empinou logo em seguida, saltou para a outra margem do rio, pulou a ribanceira e correu para o campo, sempre com o Kawako agarrado à sua crina.
_ Dooutro lado do campo, o dono do cavalo viu aquela cena inusitada, e junto com outros camponeses, foi ao encalço da estranha dupla conseguindo capturá-los. Seguraram fortemente a Criança do Rio. “Vamos matar esta terrível criatura”, disseram, “pois está provado que cometeu muitos crimes hediondos e faremos bem de nos livrarmos de tão temível monstro”. “Não”, replicou o dono do cavalo, “não vamos matá-lo. Vamos fazê-lo jurar que nunca mais matará nenhum dos habitantes da vila, nem seus animais”.
_ Dado o fato, foi redigido um documento na qual o Kawako foi convidado a ler e assinar. “Não sei escrever”, disse a Criança do Rio arrependida, “mas posso mergulhar minha mão na tinta e a colocar sobre o documento, como prova do meu arrependimento e da minha palavra”. Depois do acordo firmado, o Kawako foi liberado e autorizado a voltar para o rio, mantendo-se a partir desse dia, fiel à sua promessa.
| |
|